(Página extra Congresso) Candomblé Bantu

Por que o uso de máscara no culto ao nkisi
Antes de mais nada deve-se entender o porquê do uso das paramentas(coroas, capacetes, peitorais...). Para isso temos algumas explicações:

1- como forma de aproximação ao catolicismo, utilizando as coroas usadas pelas santas e capacetes por exemplo de São Jorge, para assim facilitar a aceitação pela sociedade, trazendo o culto dos orisas/nkisi/vodun para mais próximo da realidade brasileira;

2- No caso do candomblé bantu(Angola e Congo) já não se tinha total conhecimento da forma de culto quando se formou essa religião aqui no Brasil e então começou a usar o que se tinha em mãos. Por exemplo, sabia-se que Ogun é um orisa da guerra, mas a visão que se tinha de guerreiro era apenas a dos soldados muçulmanos e romanos. Daí começou-se a paramentá-lo com peitorais, braceletes, escudos e capacetes. O mesmo se adotou para os minkisi guerreiros como Nkosi e Nzazi.

3- devido a durabilidade, adotou-se o metal na fabricação dos apetrechos;

4-as coroas de orisas como Sango e Osala foram idealizadas aparti das coroas dos reis europeus;

5-os chapéis de abas foram originados dos cavaleiros europeus;



Essa aproximação para o catolicismo foi na verdade uma forma de lutar contra o preconceito. Foi muito mais fácil para a sociedade na época aceitar um santo que se assemelha a São Jorge, por exemplo, do que um santo com apetrechos afro. Então, quem ia visitar um terreiro passava a ver o nkisi/orisa/vodun como uma manifestação ou representação do santo católico, e converter-se ao candomblé ficou algo mais possível. Se prestarmos atenção, a paramenta usada para Ogun e Nkosi realmente se assemelha a de São Jorge. Como essas divindades usariam esses mesmos apetrechos nos locais onde se originaram o culto de cada um delas?


Quando os angoleiros deram inicio à desnagotização, começou a se pensar nessa questão, de como cultuar uma divindade africana usando nela objetos da tradição européia?
Daí foi iniciado estudos de formas de culto aos minkisi. E então, foi visto objetos para nkisi que entre eles se destaca a lança (já que quase todos são caçadores e/ou guerreiros) e a máscara, como forma de humanizar o ancestral, humanizar a energia da natureza a qual tal ancestral se fundiu após a vida.

Muitos acreditam que o uso de paramentas nos minkisi foi devido a mistura de nações. Na verdade, as paramentas não pertence a uma nação específica, pois ela foi adotada desde o inicio do candomblé, como foi visto, por conta da visão que se tinha na época de cada característica de cada divindade. Na África, nem nkisi, nem orisa e nem vodun fazem uso dessas coroas, capacetes e armas que são usados aqui no candomblé. Assim como também o costume de botar baiana(saias armadas) que é também de origem européia. Então, foi conveniente adotar esses adereços nas vestimentas dos nossos santos independente da nação e com certeza isso deu uma ajuda para que todos vissem essa religião como algo mais próximo do conhecido pela grande maioria cristã.

(Texto em construção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário