Por que o uso de máscara no culto ao nkisi
Antes de mais nada deve-se entender o porquê do uso das paramentas(coroas, capacetes, peitorais...). Para isso temos algumas explicações:
1- como forma de aproximação ao catolicismo, utilizando as coroas usadas pelas santas e capacetes por exemplo de São Jorge, para assim facilitar a aceitação pela sociedade, trazendo o culto dos orisas/nkisi/vodun para mais próximo da realidade brasileira;
2- No caso do candomblé bantu(Angola e Congo) já não se tinha total conhecimento da forma de culto quando se formou essa religião aqui no Brasil e então começou a usar o que se tinha em mãos. Por exemplo, sabia-se que Ogun é um orisa da guerra, mas a visão que se tinha de guerreiro era apenas a dos soldados muçulmanos e romanos. Daí começou-se a paramentá-lo com peitorais, braceletes, escudos e capacetes. O mesmo se adotou para os minkisi guerreiros como Nkosi e Nzazi.
3- devido a durabilidade, adotou-se o metal na fabricação dos apetrechos;
4-as coroas de orisas como Sango e Osala foram idealizadas aparti das coroas dos reis europeus;
5-os chapéis de abas foram originados dos cavaleiros europeus;
Essa aproximação para o catolicismo foi na verdade uma forma de lutar contra o preconceito. Foi muito mais fácil para a sociedade na época aceitar um santo que se assemelha a São Jorge, por exemplo, do que um santo com apetrechos afro. Então, quem ia visitar um terreiro passava a ver o nkisi/orisa/vodun como uma manifestação ou representação do santo católico, e converter-se ao candomblé ficou algo mais possível. Se prestarmos atenção, a paramenta usada para Ogun e Nkosi realmente se assemelha a de São Jorge. Como essas divindades usariam esses mesmos apetrechos nos locais onde se originaram o culto de cada um delas?
Quando os angoleiros deram inicio à desnagotização, começou a se pensar nessa questão, de como cultuar uma divindade africana usando nela objetos da tradição européia?
Daí foi iniciado estudos de formas de culto aos minkisi. E então, foi visto objetos para nkisi que entre eles se destaca a lança (já que quase todos são caçadores e/ou guerreiros) e a máscara, como forma de humanizar o ancestral, humanizar a energia da natureza a qual tal ancestral se fundiu após a vida.
Muitos acreditam que o uso de paramentas nos minkisi foi devido a mistura de nações. Na verdade, as paramentas não pertence a uma nação específica, pois ela foi adotada desde o inicio do candomblé, como foi visto, por conta da visão que se tinha na época de cada característica de cada divindade. Na África, nem nkisi, nem orisa e nem vodun fazem uso dessas coroas, capacetes e armas que são usados aqui no candomblé. Assim como também o costume de botar baiana(saias armadas) que é também de origem européia. Então, foi conveniente adotar esses adereços nas vestimentas dos nossos santos independente da nação e com certeza isso deu uma ajuda para que todos vissem essa religião como algo mais próximo do conhecido pela grande maioria cristã.
Daí foi iniciado estudos de formas de culto aos minkisi. E então, foi visto objetos para nkisi que entre eles se destaca a lança (já que quase todos são caçadores e/ou guerreiros) e a máscara, como forma de humanizar o ancestral, humanizar a energia da natureza a qual tal ancestral se fundiu após a vida.
Muitos acreditam que o uso de paramentas nos minkisi foi devido a mistura de nações. Na verdade, as paramentas não pertence a uma nação específica, pois ela foi adotada desde o inicio do candomblé, como foi visto, por conta da visão que se tinha na época de cada característica de cada divindade. Na África, nem nkisi, nem orisa e nem vodun fazem uso dessas coroas, capacetes e armas que são usados aqui no candomblé. Assim como também o costume de botar baiana(saias armadas) que é também de origem européia. Então, foi conveniente adotar esses adereços nas vestimentas dos nossos santos independente da nação e com certeza isso deu uma ajuda para que todos vissem essa religião como algo mais próximo do conhecido pela grande maioria cristã.
(Texto em construção)
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